Símbolos Municipais de Água Branca
Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Água Branca.
Bandeira de Água Branca
A autoria da Bandeira de Água Branca é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Água Branca se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].
Esquartelada em cruz: este símbolo lembra o espírito do seu povo
O Brasão aplicado na bandeira: representa o governo municipal
O losango amarelo: representa a própria cidade sede do município
A cor amarela: é o símbolo da glória, esplendor, grandeza, riqueza e soberania
As faixas amarelas carregadas de sobre faixas vermelhas: representa a irradiação do poder municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território
A cor vermelha: é símbolo de dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia
Os quartis de azul: representa as propriedades rurais existentes no território municipal
A cor azul: é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade
Download da Bandeira
Brasão de Água Branca
A autoria do Brasão de Água Branca é de 0. A regulamentação do Brasão de Água Branca se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ]. O Listel do Brasão de Água Branca é [ aguarde atualização ].
O Escudo Sanítico usando para apresentar o Brasão de Armas de Água Branca foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herdado pela Heráldica Brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade.
A Coroa Mural que o subpõe é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo argente (prata) de oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na SEGUNDA GRANDEZA, ou seja, sede de comarca – a iluminura de góles (vermelho), pelo significado heráldico da cor é condizente com os predicados próprios dos pioneiros colonizadores e dos dirigentes da comunidade.
Em Chefe (parte superior do escudo), o crescente de bláu (azul), sobreposto de uma flor de lis do mesmo esmalte é o símbolo de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade em cujo louvor são realizadas anualmente no período de 28 de novembro a 08 de dezembro, festa de caráter folclórico religioso, atraindo para a cidade multidões de peregrinos ou turistas.
Ao termo (parte inferior do escudo) o triplo mantel de bláu (azul) representa no brasão as três serras localizadas em território do município: Serra dos Gonçalves, Serra do Charneca e Serra do Mulungú, responsáveis pelo clima ameno e saudável da cidade.
Carregada sobre o mantil, a Fonte Heráldica de Agente (prata) vem a se constituir num parlantissismo do brasão, posto que, da existência de uma fonte natural de água límpida advém o topônimo dado a cidade: ÁGUA BRANCA.
Download do Brasão
Hino de Água Branca
A autoria da letra do Hino de Água Branca é de Monsenhor Rosevaldo Caldeira de Souza e a autoria da música do Hino de Água Branca é de Monsenhor Rosevaldo Caldeira de Souza. A regulamentação do Hino de Água Branca se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].
Letra
Por entre serras altaneiras
Brilho de estrela a cintilar
Surge nas plagas sertanejas
Que as nossas almas
Chama todos pra te olhar
Somos teus filhos te saudamos
Com todo afeto e gratidão
Água Branca te amamos
Neste hino de amor e de gratidão
Quantas riquezas neste solo
Ó quanto orgulho tu nos dás
Vem nos dizer teu berço colo
És uma luz que nos inunda e traz a paz
Somos teus filhos te saudamos
Com todo afeto e gratidão
Água Branca te amamos
Neste hino de amor e de gratidão
Tua centenária história
A nós nos lembra quem tu és
Neste pendão cheio de glórias
Tuas igrejas teus sobrados tua fé
Somos teus filhos te saudamos
Com todo afeto e de gratidão
Água Branca te amamos
Neste hino de amor e gratidão
Download do Hino
Última Atualização
26/06/2024 00:00
Compartilhar
Reivindicar Autoria